sábado, 19 de março de 2011

Governo tem até junho de 2011 para definir logística reversa

     Comitê Orientador da logística reversa tem de para apresentar os critérios de aprovação para os estudos de viabilidade técnica e econômica da logística reversa e a forma de realização de consulta pública relativa às propostas de implementação.

     O Comitê Orientador da logística reversa - um dos órgãos previstos no decreto que legisla sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) - tomou posse no dia 17 de fevereiro de 2011 e aprovou o calendário inicial de atividades. O grupo tem até junho para apresentar os critérios de aprovação para os estudos de viabilidade técnica e econômica da logística reversa e a forma de realização de consulta pública relativa às propostas de implementação desses sistemas.

     As duas primeiras atividades respondem diretamente ao principal objetivo do Comitê: estabelecer normas e prazos em forma de acordos setoriais que regulem a coleta dos materiais recicláveis pelos fabricantes, importadores, distribuidores e vendedores, após o descarte do consumidor final.

     Isabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente e presidente do Comitê, destacou a importância da criação antecipada dos critérios a serem adotados. "Temos de investigar quais são os requisitos para que isso seja de fato operacional. Já temos, por exemplo, empresas recolhendo voluntariamente o lixo eletroeletrônico, mas isso ainda não acontece em todo País", disse. Isabella reforçou, no entanto, que a solução para a questão dos resíduos sólidos não depende só do setor produtivo, mas envolve o governo e a sociedade e pressupõe mudança de comportamento.

     Além da ministra, o Comitê Orientador é composto pelos ministros da Saúde; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e da Fazenda. Estiveram também presentes na cerimônia de posse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e os secretários-executivos dos outros ministérios que compõem o comitê, além de representantes do Comitê Interministerial de Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Recicláveis, recentemente instituído.

     A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi regulamentada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2010 e tem a logística reversa como um dos pontos fundamentais para o sucesso da gestão de resíduos no país.

     Agrotóxicos e suas embalagens; eletroeletrônicos e seus componentes; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; pneus; e, pilhas e bateriais, sãos os grupos de resíduos que a lei determina a logística reversa.

     O Comitê encoraja os diversos setores a encaminharem suas propostas de logística reversa a enviarem desde já suas propostas. A Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro) foi a primeira instituição a encaminhar seu projeto no dia 17 de janeiro de 2011, antes mesmo da instalação do Comitê.

     A PNRS estabelece também que todos os lixões do país devem ser fechados até o dia 2 de agosto de 2014 e apenas os resíduos que não podem ser reciclados serão enviados a aterros sanitários, onde serão estocados de forma adequada para evitar a contaminação dos solos e das águas. Os municípios com mais de 200 mil habitantes têm até 2 de agosto de 2012 para apresentar seus planos de gestão de resíduos, incluindo a implementação dos aterros.

     O Brasil gasta R$ 8 bilhões anualmente por não reciclar os resíduos gerados, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Fonte: http://www.gestaoderesiduos.com.br/materias.php?id=1326

10 comentários:

Anônimo disse...

o Brasil tem que investir mais em reciclagem. Nao reciclando bem o Brasil perde muito dinheiro,E polui mais o meio ambiente.

Maiara e Keila disse...

Devemos preservar o meio ambiente não jogando lixos nas ruas,nos rios,redução de energia e água já podem ser um bom começo.

Anônimo disse...

devemos encontrar novos meio de sustentabilidades
para recuperarmos nosso meio ambiente

Pablo Enrique Rosa Barboza disse...

Sou aluno da E.E.E.M. Nossa senhora do Livramento, em Santana do Livramento.
O meio ambiente hoje em dia tem sido um assunto que tem sido bastante abordado pelos jornais, mas muitras pessoas não se dão conta que esse assunto é muito importante para para o futuro da mundo e não só os jovens mas tambem as pessoas mais velhas para começar a cuidar do meio ambiente.

deivid e luiz felipe(yellow) disse...

Nós achamos que temos o dever de cuidar o meio ambiente e evitar qualquer tipo de agressão ao mesmo e discutir e debater com outras pessoas alternativas que possibilita cuidar mais do meio ambiente

katiapaloma2010 disse...

Eu acho que devemos olhar ao nosso redor,e vermos o quanto o meio ambiente está sendo agredido.Todos temos o dever de cuidar do meio ambiente,e temos que passar isso para as pessoas se conscientizarem sobre o que estão fazendo para ajudar e para não agredir o meio ambiente...

Anônimo disse...

Acreditamos que os projetos de sustentabilidade são um grande começo para a conscientização,mas é preciso mais do que isso para que possamos ajudar o meio ambiente.

Carla e Vinicius disse...

Todos sabem que devemos preservar o meio ambiente, reciclar, evitar o acúmulo de lixo. O difícil é realizar. Mas se todos se conscientizacem, de verdade, o mundo estaria muito melhor. Então fica a dica, vamos fazer acontecer, fazer o nosso mundo evoluir. Carla de Vargas e Vinicius Leites, E. E. E. M. Nossa Senhora do Livramento, Sant'Ana do Livramento-RS.

Anônimo disse...

nos achamos muito bom o blog. o Brasil tem que envestir bastante no meio ambiente principalmente na reciclagem do lixo e investir mais nos recursos que os policias do Batalhão Ambiental estão criando esta nova lei preservação ambiental, que esta sendo aplicada no Rio Grande do Sul, que com esta lei o Brasil tem sim chances de ser um país melhor para todos.

Emerson disse...

Mariara, Pablo, Deivid, Kátia, Carla e Vinícius e Colegas, agradeço pela mensagem de vocês. Vocês são protagonistas de mudanças e podem fazer essas mudanças na escola, na comunidade onde vivem e na família. Grande abraço.